CÂMARA APROVOU RGA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO.

por Câmara Guiratinga última modificação 26/01/2023 03h12

A Câmara Municipal de Guiratinga com a ausência do vereador Fernandinho, de viagem, esteve reunida em sessão extraordinária no dia 17 de janeiro, quando foram votados dois projetos do executivo e um de autoria da Mesa Diretora da Casa. No primeiro do executivo, foi concedida autorização para remanejamento orçamentaria da ordem de 1,2 milhão de reais. O segundo, tratou da concessão da RGA ao funciona- lismo municipal da ordem de 5,93% do INPC apurado pelo IBGE, o que na verdade é a reposição inflacionária do período. Os            dois projetos foram aprovados por unanimidade. No caso da RGA dos servidores municipais, os   vereadores se prontificaram, para logo   após   o   mês   de fevereiro, quando se saberá de fato se vai ser confirmada a queda populacional e a consequente queda nos repasses do FPM, a manter entendi- mentos com o chefe do executivo para, caso isso não aconteça, prefeito Barga Rosa venha estudar a possibilidade de conceder algum valor de ganho real ao salário dos servidores municipais.

Já    no     Projeto de autoria da própria      Mesa Diretora da Câmara, o presidente Ari Bonilha, propôs um RGA de 5,93%, igual ao do executivo, mas, com o repasse de 2,7% de ganho real de acordo com o percentual concedido para o Salário Mínimo, aprovado pelo Congresso Nacional. Bonilha entende que esses 2,7% do repasse similar ao Salário Mínimo de ganho real, evita o achatamento   salarial daqueles que ganham acima do próprio Salário Mínimo. Assim sendo, o valor do percentual dos servidores da Câmara ficou em 8,63%. O Projeto também foi aprovado   por   unanimidade. Bonilha encerrou esta sessão extraordinária informando a seus pares que a segunda sessão do mês fora transferida para o dia 24 de janeiro, próxima terça feira. A provação dos projetos de Lei do RGA para os servidores oportunizou a que eles já recebam a reposição inflacionária na Folha de janeiro.